Eu Sou

A minha foto
Telemóveis - 911 977 487 mariaraqueltavares@gmail.com

A Crise é Construir.


Para os Gregos era Cronos; para os romanos Saturno. É-lhe conferido autoridade e poder. Severidade e dureza. Renúncia e privação. Racionalidade e lógica. Era representado como um velho ancião.

Saturno, é conhecido pelos seus aneis, cada um com 10Km de espessura, é quase todo formado por hidrogénio liquido. É o 2º maior planeta mas também o mais leve. Tem mais de 30 luas. Demora cerca de 29 anos a dar a volta ao Sol.

Na Kabbalah, Saturno é a face visivel de Binah, na Árvore da Vida, a Sephirah que sacrifica uma parte da sua Luz para poder dar-nos um  undo possivel à nossa existência. Está colocada na coluna do rigor, do sacrificio e simboliza a inteligência, mas também o carma de crescimento.

Em Astrologia Saturno é o mestre do tempo, a sabedoria, a responsabilidade, o profissionalismo, a perseverança, os limites e o controlo. Saturno procura a perfeição, e é através dele como indicador de privações e restrições, que chegamos a perceber qual a finalidade das experiências, como forma a ganhar sabedoria e humildade. Este é um dos planetas associado ao carma, onde a tristeza, a pobreza e o sofrimento, fazem parte dessa aprendizagem.

O ego, embrulha em papel de cetim, o que acreditamos que queremos ser, enquanto nos agarramos a tudo o que está fora de nós. Como é que se transcende Saturno?.... Vivenciando o medo, através da aceitação da nossa verdadeira essência.
É o que as pessoas não fazem. Antes pelo contrário, criam máscaras e projecções emocionais para fugir do medo. A vida devolve a desilusão para podermos perceber que não se pode projectar na vida esse medo.
O medo é a ausência de Amor.

Saturno na nossa vida tem a função de nos libertar do medo e aceitar viver esse Amor do coração.
Saturno aparece nos nossos mapas como uma experiência que temos de vivenciar, para que possamos evoluir. Mostra o caminho para a resolução dos problemas que trazemos nas nossas memórias do passado.
Assim, a primeira parte da vida é ligada ao medo, às inseguranças; na segunda parte é proposto a religação, como experiência pela sabedoria de Saturno.

O primeiro ciclo de Saturno, tem cerca de 28 anos e representam em astrologia 4 grandes marcos: 7, 14, 21 e 28
Aos 7 fecha-se o véu, ou seja perdemos o contacto directo com o mundo espiritual; aos 14 ao entrar na adolescência, recalibramos as emoções comandadas pelos fluxos hormonais; aos 21 é o fim do nosso crescimento físico; aos 28 estamos maduros para pensar, o que queremos fazer da nossa vida, o que queremos realizar.

No segundo ciclo de Saturno e já com 56 anos, já se põe a pergunta: - O que fizeste com a tua vida?... Ponderar e alterar o que ainda deve ser alterado.
No terceiro ciclo de Saturno, aos 84 anos, é o balanço.
A cada 28 anos temos de assumir a responsabilidade pela forma como conduzimos a nossa vida.

Saturno demora dois anos e meio, sensivelmente, a mudar de signo e exige-nos reflexão profunda, desenvolvimento, estruturação de ideias, trabalho que requere paciência e disciplina e concretização.

Neste sentido, a posição de Saturno num horóscopo indica a nossa Obra Humana, quer dizer a parte de Luz que o nosso ego decidiu transformar em matéria na actual encarnação e, para isso, será necessário que ele produza o seu próprio obscurecimento, tal como Binah o fez aquando da Primeira Etapa da Criação.

Portanto quando examino um mapa natal, debruço-me logo sobre a posição de Saturno, para determinar quais os elementos que a pessoa deve eliminar ou restringir.
Saturno administra as essências de Aquário e Capricórnio. Sendo que no primeiro exerce as suas funções de inteligência activa, estruturadora do pensamento, e portanto criadora; em Capricórnico, age no presente, na realidade material, pela sua polaridade restritiva, tendo em conta o que foi gerado no passado e a necessidade de evolução. Numa palavra, Saturno constrói o cenário, mas não a sua utilização, já que esta depende do nosso livre-arbítrio.

Neste momento Saturno está na casa sete a 16º57' em Balança e pede-nos para reavaliarmos os nossos relacionamentos.
Proponha-se estar a sós consigo mesmo, em silêncio. Identifique o que está a ser incómodo, neste momento nas suas relações. Qual é o desconforto?... Sinta-o. Traga-o para a consciência e viva-o, dedicando-lhe atenção e principalmente amor.

Estes encontros regulares consigo mesmo vão ajudar imenso no processo de libertação e cura.

Faça perguntas a si próprio e reflicta sobre cada uma delas, habitue-se a estar consigo e a perceber o que o motiva, desgosta, alegra, etc. Consulte a sua Alma. Ela é a morada do seu Eu Superior, que tudo sabe.

Como regente de Capricórnio, Saturno atinge a máxima expressão da sua sabedoria na área de vida onde este signo estiver colocado, no mapa natal. A última resposta de Capricórnio é a maturidade espiritual que advém da plena maturidade emocional. É preciso aprender a vivenciar as emoções, fora delas, ou seja, como espectadores, não como actores.
Capricórnio simboliza o fim da experiência do homem sobre a terra, quando integrar a fé de Sagitário. Quando já tiver aprendido a viver um ideal transcendente, além dos valores redutores da visão materialista, animado pela Verdade Interior, converte a ambição em vocação. Esta energia é a via dos Mestres, que actualizam no Mundo o espirito na matéria.

Sem comentários: