Eu Sou

A minha foto
Telemóveis - 911 977 487 mariaraqueltavares@gmail.com

A face do bem e do mal


Muito se tem escrito acerca da obra de Leonardo da Vinci. Hoje escolhi este quadro da "Última Ceia de Cristo", para vos contar a lenda que se conta acerca desta obra.

Ao conceber este quadro, Leonardo da Vinci, desejava retratar o bem e o mal, e, deparou-se com uma dificuldade, faltavam-lhe os modelos. Parou a meio da obra para tentar encontrar os rostos ideais para demonstrar o que pretendia.

Certo dia, enquanto assistia a um coral, viu num dos cantores a imagem perfeita para simbolizar Cristo (o bem), e convidou-o para ser seu modelo, reproduzindo assim, os seus traços, em esboços.
O tempo foi passando, dizem que 3 anos, a obra estava quase pronta, no entanto faltava a Leonardo da Vinci, encontrar o modelo para representar o mal (Judas Iscariotes).

O responsável pela igreja começou a pressionar, e a exigir que terminasse... o pintor continuava a procurar um jovem que estivesse esfarrapado, bêbado, que prematuramente tivesse um aspecto envelhecido, em todos os sem abrigo, e finalmente encontrou um mendigo com todas essas características. Pediu que o levassem à igreja e copiou as linhas do pecado, do egoísmo, tão bem marcadas no rosto do mendigo, que mal se mantinha em pé.

Quando terminou, já o jovem se tinha refeito da bebedeira e abriu os olhos, comentou: - Eu já vi este quadro antes!
Quando? - perguntou surpreso Leonardo da Vinci.
- Há três anos atrás, antes de perder tudo o que tinha. Numa época em que cantava no coro e tinha uma vida cheia de sonhos. Fui convidado para ser modelo da face de Jesus.

Moral da história:
O bem e o mal têm a mesma face! Tudo depende apenas das decisões que tomamos na VIDA...




Sem comentários: