Eu Sou

A minha foto
Telemóveis - 911 977 487 mariaraqueltavares@gmail.com

31 de Outubro

... é uma data importante. 
Ela já era celebrada antes mesmo da era cristã, especialmente na Europa, pelas tribos celtas. A festa teria sua origem num ritual às forças da natureza, chamado Samhain (samh: verão, fuin: fim), a comemoração do ano novo celta, o começo do inverno no hemisfério norte. Essa data gelada era representada pela volta dos mortos as suas casas em busca de conforto, proteção, das guloseimas difíceis de desapegar desde o desencarne e o calorzinho da fogueira familiar. 
As partes matavam as saudades e trocavam as últimas notícias do além e da Terra. Uma noite em que a fronteira entre o mundo dos mortos e dos vivos se dissolvida em meio a uma noite escura, muito longa e de nevoeiros intermináveis.
Para os sacerdotes druidas, da religião celta, o céu em que moravam os mortos era um lugar de paz e felicidade, sem fome ou miséria. 

Uma ideia que pode ter inspirado os cristãos muitos séculos depois na construção do seu mundo celestial. Por volta do ano 600 a.c. os escoceses teriam se apropriado da mesma data para celebrar o Halloween

A palavra originalmente viria da expressão Hallow Evening ou Hello Evening (olá, bem vinda noite) uma referência à noite dos mortos, dos sacerdotes e portanto das bruxas, as sacerdotisas. Os romanos por sua vez, que se apropriaram do conhecimento e dos rituais gregos antigos, também celebravam seus deuses perto desta data. 


 Panteão romano


Panteão, edifício que pode ser visitado até os dias de hoje, que abrigava e saudava a todos os deuses foi transformado pelos católicos no século IV no templo de "Todos os Santos", uma outra apropriação da mitologia antiga. 
Assim, as datas de hoje, o  Halloweenque antecede o Dia de Todos os Santos, dia 1° de Novembro, e em seguida o Dia de Finados ou o Dia de los Muertos conhecido no México, dia 2 de Novembro, são variações da mesma festividade de origem pagã. 
Com as ondas migratórias para o novo mundo, nos Estados Unidos muitas culturas se mesclaram e reinventaram a festividade que até hoje é comemorada por lá, actualmente celebrada de forma desapegada de seu significado original. 

Os disfarces de monstros, fantasmas e abóboras provavelmente tem sua origem entre os séculos XIV e XV, durante a Peste Negra que dizimou um terço da Europa, criando nos católicos um pavor pela morte. 
Como as missas se proliferaram por todo o continente nasceram muitas representações que pudessem exorcizar "o mal". 

Na astrologia os meses de Outubro e Novembro são "abençoados" por Plutão, Deus da morte e dos submundos, regente do signo de Escorpião.
Todo o nativo de Escorpião que se preze sabe bem do poder e da responsabilidade de nascer nesta data.
Muitos tem um forte chamado para os assuntos de morte, são variadas as experiências de fim de ciclo e reinvenções de si mesmos. 
Muitos se quiserem podem se tornar sacerdotes, astrólogos, terapeutas ou psicólogos, os xamãs da pós modernidade. 

Eu tenho Plutão no meio do céu. Na minha profissão sou um canal entre os mundos, celebrando a astrologia como ferramenta de transformação. 
Com o ascendente Escorpião sinto que por vezes sou uma pessoa misteriosa, que os outros têm dificuldade em compreender. Vivo a vida de forma intensa. O amor pelo meu filho é uma das coisas mais importantes, embora possa não o demonstrar. Gosto de analisar exaustivamente as coisas e mostrar as minhas capacidades intuitivas. 
A minha Lua em Escorpião, oferece-me a capacidade de descobrir as fraquezas e fortalezas dos outros mesmo antes de soltarem a primeira palavra no consultório. 

No dia de Halloween festejo quem foi e quem fica, porque assim são os ciclos da vida.

Sem comentários: